Por que a imagem de Nossa Senhora das Graças não foi cunhada com o globo terrestre nas mãos, como viu Santa Catarina Labouré?
Na Medalha Milagrosa que percorreu e continua a percorrer o mundo, Nossa Senhora das Graças aparece com os braços estendidos e as mãos abertas, e de seus dedos descem as graças para os fiéis.Nos manuscritos de Santa Catarina Labouré, porém, fica claro que o desejo manifestado em 1830, por Nossa Senhora, era ser representada com um globo nas mãos, em atitude de quem o oferece a Deus, e dos anéis que levava nos dedos é que fluiriam as graças para os homens.
Por que foi modificada a figura da Medalha?
No processo de beatificação de Catarina discutiu-se o assunto. Ao que tudo indica, foi uma lamentável simplificação determinada pelo próprio Pe. Aladel, provavelmente por receio de que causasse estranheza em Roma, uma representação pouco usual da Virgem.

Quando, em 1832, foram distribuídas às religiosas da Rue Du Bac as primeiras medalhas cunhadas, Santa Catarina Labouré, sem dar a entender que era a vidente, comentou: “Agora é preciso propagar essa medalha”.
E quando em 1876, pouco antes de morrer, Santa Catarina se abriu com sua superiora, Irmã Jeanne Duffès, diante da perplexidade desta sobre o globo que não figurava na medalha, disse enfaticamente: “Oh! Não se deve tocar na Medalha Milagrosa!”
A essa altura, mais de um bilhão de Medalhas Milagrosas já haviam sido cunhadas e semeavam graças pelo mundo inteiro.
Eu não conhecia esse fato. Obrigado por me ter ensinado.
ResponderExcluirJorge do Blog Almas Castelos